sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Educação no Concelho de Odivelas


Olhando para a parte do Orçamento que versa sobre a Educação constata-se que esta é uma das parcelas mais importantes do documento.

Este Executivo sabe bem que a Educação é, senão o mais importante, um dos mais importantes aspectos de qualquer política que pretende estar inserida na contemporaneidade. Educare significa retirar de dentro de cada um aquilo que ele melhor for capaz de dar. Esta visão é hoje universalmente considerada em todos os países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, estes últimos, aliás, sabem que para atingir o desenvolvimento terão de apostar numa ferramenta chamada Educação.

Este Executivo, bem como o anterior, sabe bem da importância da Educação e tem-no demonstrado, praticando uma política de investimento no parque educacional, de preocupação pela qualidade de ensino de toda a comunidade educativa, de melhoria no apoio social escolar, no aumento na oferta do desporto escolar, na extensão do horário escolar, no combate ao abono e ao insucesso escolar, estendendo este combate ao 3º ciclo, mesmo a tal não sendo obrigada mas demonstrando assim não só uma visão inclusiva da Escola Pública, com também uma visão do futuro, no âmbito da inovação social.


No que à educação diz respeito este executivo aceitou todos os desafios que o Governo e os Munícipes lhe apresentaram: Reparou e modernizou um parque escolar obsoleto, antiquado e desadaptado ao novo olhar que a Escola hoje reclama, estendeu a todos os alunos o refeitório, recebeu as novas competências que o Ministério de Educação lhe delegou, estando neste momento a estruturar a gestão de cerca quatro centenas de Técnicos Administrativos e Auxiliares da Acção Educativa; tem em obra a construção de uma Escola integrada que irá finalmente substituir a velha a Isabel de Portugal, cujas instalações provisórias andam há mais de trinta anos para serem substituídas, a construção da nova Escola Avelar Brotero e a requalificação, ampliação e remodelação de Escolas e Jardins de Infância, tais como Jardim de Infância de Caneças do Jardim de Infância do Vale Grande e do Jardim de Infância do

Olival Basto, Jardim de Infância da Escola nº 5 da Codivel, a remodelação da Escola nº2 e 3 Gonçalves Crespo e a conclusão da escola Básica e Jardim de Infância dos Apréstimos.

Olhando para o orçamento verificamos que à educação são atribuídos vinte cinco milhões seiscentos e dezassete mil trezentos e seis euros e quarenta a quatro cêntimos, isto é, mais de vinte porcento do total global. Nestes vinte e cinco milhões, cerca de dezasseis milhões serão gastos na construção, requalificação, alargamento do parque escolar e cerca de seis milhões e meio serão gastos na acção social escolar.

O executivo cumpre assim a sua responsabilidade perante os seus munícipes, isto é, cumpre o seu dever de proporcionar às crianças de Odivelas, aos seus pais, encarregados de educação e à comunidade em geral, uma educação de qualidade com vista à excelência.

Esse é o seu dever perante os cidadãos, esse é o desígnio que os cidadãos esperam deste executivo.


Eduarda Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter