sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social

No dia 18 de Janeiro, em Madrid foi apresentado o Relatório sobre o risco de pobreza da EU27, no âmbito da Conferência de Abertura do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social. Alguns dados são esmagadores. Assim, 17% dos habitantes da UE27 estão em risco de pobreza, o que significa que estão no limiar da pobreza.

Continuando a olhar os dados, verificamos que as crianças e os idosos são os que apresentam os valores mais elevados, quer nos índices de limiar de pobreza, quer nos índices de risco de pobreza.

Às vezes parece que a história não avança: foi sempre assim, as crianças e os idosos, sendo as idosas mais pobres que os idosos! E pese embora hoje termos medidas sociais, que anestesiam a dor, sabemos que há um longo caminho a percorrer para encontrarmos a cura

Em Portugal os dados do INE são semelhantes aos do EUROSTAT, para descontentamento dos arautos da desgraça que apregoam que as nossas estatísticas são adulteradas. Assim, a taxa de limiar de pobreza em Portugal é de 18%, e a taxa de risco de pobreza para crianças dos 0-17 anos é de 23% e para os idosos com mais de 65 anos é de 22%. Há aqui uma nota a ressalvar: a taxa de risco de pobreza diminuiu 1% nos idosos e aumentou 1% nas crianças. Uma conclusão é inevitável: todas as politicais de inclusão dos idosos apresentam um tímido resultado, mas um resultado. Quanto à pobreza das crianças a causa, pelo menos uma das causas, estará seguramente relacionada com o abandono e o insucesso escolar dos progenitores. O abono e o insucesso escolar são um flagelo que empobrece irremediavelmente os jovens. Empobrecer os jovens é empobrecer o futuro.

Nós aqui no PS gostamos de analisar, reflectir e agir sobre os números e nos últimos anos temos posto no terreno medidas de combate à pobreza, quer através de apoio às politicas de inclusão social dos idosos, quer através de um fortíssimo envelope financeiro gasto na educação, visando o combate ao abandono e insucesso escolar.

Estamos cientes que temos que fazer muito mais, e para isso não podemos deixar de estar atentos aos números, que são quem nos dá o conhecimento mais aproximado da real vida das pessoas.

Um conselho: vá olhar e ver

“A natureza está escrita em linguagem matemática”
Galileu Galilei

Eduarda Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter