quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Estranho Concelho este… O Partido dos Independentes


Apesar de representar apenas 27 km2 deste pequeno rectângulo à beira-mar plantado, o Concelho de Odivelas parece não estar imune ao clima “estranho” que se respira no nosso País.

Ora parece que cá no nosso burgo os “independentes” funcionam como … um Partido Político!!

Têm agenda política, defendem os seus interesses de forma corporativa e uma inesgotável sede de protagonismo. Não espanta, se tivermos em conta que a maioria destes protagonistas passaram, de uma forma ou de outra, por um (ou mais…) Partidos Políticos

Mas o comum dos mortais agora pergunta-se – então e a ideologia, a visão estratégica e a disciplina, características também subjacentes aos verdadeiros Partidos Políticos?

Então, isso são as tais “chatices” às quais os “independentes” pela sua natureza “livre” não estão sujeitos. É ou não um estatuto apetecível?

Mas existe outra característica que parece definir o estatuto de “independente” no nosso Concelho – ser contra o PS e a Presidente Susana Amador.

Não acreditam?

Vejam então as recentes declarações públicas dos vereadores independentes Paulo Aido e Hernâni Carvalho propondo Vítor Peixoto, um outro “ilustre” independente, oriundo do PS que saiu em ruptura com o Partido e tentou concorrer contra Susana Amador nas últimas eleições autárquicas, para ocupar o cargo de Provedor do Munícipe, repto ao qual o próprio convenientemente se mostrou disponível para aceitar.

Tenho pena que a intenção do legislador ao criar o estatuto de independente e a alargar para além da esfera dos Partidos a capacidade de concorrer em eleições, se tenha transformado em pouco mais do que uma forma de fuga à organização partidária para fins de afirmação pessoal.

Não é assim que se dignifica a democracia, nem a verdadeira participação cívica.


Susana Guerreiro

1 comentário:

  1. É verdade... e é algo que infelizmente não se restringe a Odivelas. Até porque a maioria dos ditos independentes são apenas pessoas que por um motivo ou outro se incompatibilizaram com um ou mais partidos pelos referidos motivos de afirmação pessoal.

    Carlos Miguel Casimiro

    ResponderEliminar

 
Site Meter