terça-feira, 8 de junho de 2010

PS assinala "Dia Mundial da Criança"


Celebrou-se no dia 1 de Junho, o Dia Mundial da Criança.

Os direitos das crianças, consagrados na Declaração dos Direitos da Criança de 1959 e na Convenção sobre os Direitos das Crianças de 1989, que Portugal ratificou em 21 de Setembro de 1990, assentam em quatro pilares fundamentais:

• a não discriminação;
• o interesse superior da criança;
• a sobrevivência e desenvolvimento;
• a opinião da criança e o seu direito de participação.

O Partido Socialista no Concelho de Odivelas tem-se empenhado, de forma determinada, na defesa activa dos direitos das nossas crianças, ao fazer da Educação e do apoio às famílias a trave mestra fundamental para a construção de um território mais coeso e solidário.

As crianças, cujo interesse superior, segundo a Convenção dos Direitos da Criança, devemos pôr sempre em primeiro lugar, são o bem mais precioso deste Concelho e é por isso que em todas as políticas autárquicas, enquanto eleitos do Partido Socialista, tentamos cumprir na íntegra esse desígnio fundamental.

Para assinalar o Dia Mundial da Criança, a Comissão Política Concelhia do PS Odivelas ofereceu bilhetes para a peça de Teatro “O Gato das Botas”, em cena na CC da Malaposta, às crianças da Casa de Acolhimento “Rainha Santa Isabel” e da Obra do Padre Abel.

As crianças do Barruncho também não foram esquecidas e receberam Sábado, dia 5 de Junho, a nossa visita. Fomos até elas com alguns doces, material didáctico e folhetos alusivos aos Direitos da Criança, mas também com a esperança que daqui a algum tempo todas tenham uma casa digna.

Muitas das crianças no mundo não sabem o que é uma sala de aula, e milhões de crianças não estão protegidas contra a violência, os abusos, a exploração, a discriminação e a negligência. O grande desafio para os próximos 20 anos será o de conseguirmos posicionar o interesse superior da criança no coração de todas as actividades humanas. Temos a responsabilidade colectiva de assegurar os direitos de todas as crianças à sobrevivência, ao desenvolvimento, à protecção e à participação

Ann Veneman (Directora Executiva da UNICEF – 2005/2010)










Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter