segunda-feira, 15 de novembro de 2010

COMUNICADO


A Comissão Política Concelhia de Odivelas do Partido Socialista vem por este meio apresentar o seu mais veemente protesto pela votação acontecida na Assembleia Municipal de Odivelas, na qual foi recusada a medalha de honra ao Presidente da Comissão Instaladora do Município de Odivelas e primeiro Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Manuel Varges.

Dono de um percurso profissional e político invejáveis, Manuel Varges é uma figura incontornável da história do nosso Concelho, destacando-se na sua luta pela afirmação da independência administrativa de Odivelas e pelo vigor que este território conheceu durante os seus mandatos, em contraste com os anos de abandono da gestão comunista de Loures, que fizeram de Odivelas um subúrbio triste desqualificado e desordenado.

E o arranque deste Concelho não foi nada fácil. Do lado da Administração Central não chegou o esperado (e justo) apoio à instalação do Município. Manuel Varges liderou a Comissão Instaladora que, de um dia para o outro, teve de começar a exercer os plenos poderes e responsabilidades de uma Câmara Municipal. Do lado de Loures a hostilidade foi manifestada desde o primeiro dia, com camionetas a literalmente despejar processos à porta das pequenas instalações arrendadas para dar início à gigantesca tarefa de erguer um Concelho.

Numa altura em que a sociedade tanto questiona a nobreza da actividade política e os eleitos, em particular os autarcas, são vistos com desconfiança, generalizando-se injustamente alguns maus exemplos que chegam ao conhecimento público, a Assembleia Municipal de Odivelas prestou um mau serviço à dignificação da política e da sua nobreza, ao ser incapaz de estar acima das quezílias partidárias, no reconhecimento do contributo daqueles que tanto têm dado a este Concelho.

Ficou claro que algumas bancadas da Assembleia Municipal de Odivelas não souberam estar à altura do espírito democrático de Manuel Varges quando, sufragado pelo voto popular e tendo ficado a escassos 500 votos de uma maioria absoluta, chamou todas as forças políticas representadas no Executivo Municipal (CDU e PSD), para a gestão camarária.

A Assembleia Municipal não reconheceu todo esse percurso político e de vida, mas, seguramente, os cidadãos e o futuro encarregar-se-ão de repor a justiça.

Odivelas, 15 de Novembro de 2010

O Gabinete de Comunicação
da Comissão Política Concelhia do PS de Odivelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter