domingo, 14 de novembro de 2010

Comunicado da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas e dos vereadores do PS


Medalha de Honra do Município


Foi com muita surpresa e total perplexidade, que a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas e os Vereadores do Partido Socialista se depararam com a rejeição, em Assembleia Municipal, da atribuição da Medalha de Honra do Município ao Dr. Manuel Varges, unanimemente votada em sede de Executivo Municipal, de acordo com a proposta apresentada pelo Conselho das Condecorações Municipais, que congrega personalidades idóneas de todos os espectros políticos.


As Condecorações Municipais têm por finalidade distinguir as pessoas singulares ou colectivas que se notabilizem por méritos pessoais, por feitos cívicos ou que hajam patenteado exemplar dedicação à causa pública por assinaláveis serviços prestados e merecedores de público testemunho de reconhecimento e com os quais tenham dado o seu contributo, para o engrandecimento e dignificação do Concelho de Odivelas, sendo que a Medalha de Honra doMunicípio se destina a homenagear pessoas singulares ou colectivas que, por serviçosexcepcionais, contributos para com a comunidade ou actos praticados, alcancem mérito extraordinário.


O Dr. Manuel Varges é um nome indissociável da história deste Concelho. Foi Presidente da
Comissão Instaladora do Município, tendo sido eleito pelos Cidadão Odivelenses como o
primeiro Presidente da Câmara Municipal de Odivelas de forma claríssima, a escassos votos da
maioria absoluta.


O seu contributo para o desenvolvimento deste Concelho foi inestimável.


Foi pela sua mão que o Metro chegou a Odivelas, que se iniciou a recuperação do Centro Histórico, que se legalizaram dezenas de Bairros de Génese Ilegal, que há décadas esperavam pelo seu alvará de loteamento, que se assistiu a um forte investimento na requalificação do espaço público, enfim, que Odivelas começou a ganhar um estatuto de nova centralidade na Área Metropolitana de Lisboa.


Acresce, a tudo isto, um percurso pessoal, académico, profissional e político imaculado,destacando-se a sua carreira como economista, quadro superior de diversas empresas, como Autarca, membro de Assembleia de Freguesia, Assembleia Municipal, Vereador da Câmara Municipal de Loures e Deputado à Assembleia da República, sendo, actualmente, Docente Universitário.


Respeitando, naturalmente, a legitimidade da Assembleia Municipal e das suas decisões,tratando-se de um órgão autónomo independente da Câmara Municipal, não podemos deixar de lamentar profundamente a deliberação tomada, considerando que esta em nada contribui para a dignificação da política, enquanto causa nobre de serviço ao próximo.


Estamos certos que a sociedade civil, não perderá a oportunidade, agora declinada pela Assembleia Municipal de Odivelas, de prestar ao Dr. Manuel Varges a justa homenagem que
lhe devemos enquanto Odivelenses.


Odivelas, 12 de Novembro de 2010
A Presidente de Câmara e os Vereadores do Partido Socialista

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter