quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dia Mundial de Luta contra a Sida


Foi há 20 anos que a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 1 de Dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Sida.

Desde que foi detectado o primeiro caso, a Sida transformou-se num flagelo à escala mundial, com 30 Milhões de infecções registadas, que resultaram em 25 Milhões de mortes em menos de 3 décadas. Mais de 15 milhões de crianças perderam um ou ambos os progenitores por doença associada à sida, e prevê-se que, em 2010, este número possa atingir os 40 milhões.

Portugal é o país da Europa Ocidental e Central com mais novos casos de infecção pelo HIV/Sida, segundo o relatório anual da ONUSida e da Organização Mundial de Saúde sobre a evolução da doença no mundo, embora no nosso País se tenha vindo a verificar, ao longo dos anos, uma descida no número de casos.

Se é verdade que chave para inverter a brutalidade dos números se encontra na prevenção, área em que o Município tem actuado no âmbito da Educação para a Saúde, apoiar, aconselhar e confortar as pessoas infectadas e as suas famílias, é um trabalho importantíssimo que deve ser estimulado e apoiado.

A Liga Portuguesa contra a Sida (LPCS) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que trabalha no apoio directo aos indivíduos infectados, chamando igualmente a atenção da sociedade para o outro “vírus” que atinge estas pessoas – o vírus da discriminação e intolerância, como é exemplo a medida gravíssima que há 22 anos proibia a entrada no território dos Estados Unidos de pessoas infectadas com o vírus da Sida, felizmente revertida recentemente pelo Presidente Barack Obama

O Protocolo de Cooperação aprovado pela CMO na última reunião de executivo, vai permitir a instalação do centro de atendimento de apoio integrado da LPCS "Cuidar de Nós"no Centro de Recursos Sociais II, localizado na Póvoa de Santo Adrião, permitindo, assim, que esta instituição possa desenvolver continuara a desenvolver o seu meritório trabalho junto dos Munícipes do nosso Concelho que necessitam da sua assistência.

Odivelas é cada vez mais um Concelho inclusivo e solidário, e estamos especialmente orgulhosos dos muitos que de forma abenegada dão o melhor de si pelos outros, por quem precisa da sua ajuda ou apenas de um ombro amigo, aqueles que vencem a barreira da indiferença e enriquecem a nossa comunidade com muito amor.

Contem sempre comigo e com a Câmara municipal de Odivelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter