terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento, Inovação e Emprego 2011



No seguimento do ano anterior, a Câmara Municipal de Odivelas irá iniciar mais um périplo pelas empresas do nosso Concelho.


A agenda para o desenvolvimento, inovação e emprego surge, mais uma vez, para obter um melhor e maior conhecimento das empresas situadas no município. Em tempos de crise, muitas destas empresas continuam a manter um ritmo de trabalho elevado e com uma maior oferta de produtos.


Esta agenda surge como um sinal, por parte do Executivo municipal, para as boas relações entre a Autarquia e os comerciantes, servindo não só para a troca de informações mas também de opiniões e sugestões dos comerciantes.


Em Odivelas, o PS sabe que o tecido empresarial do Concelho é um aliado estratégico para superar a crise, tanto a nível local como nacional.


As dificuldades tocam a todos e conseguir gerar lucro nas empresas pode parecer difícil, sendo toda a ajuda necessária. Ainda que a Câmara Municipal não tenha intervenção activa na vida económica dos cidadãos, pode e deve promover o desenvolvimento económico e a procura da melhoria das condições de vida da população.


Os Municípios têm neste período uma especial responsabilidade, o de estimular a dinâmica económica do município. Isto deve-se principalmente à situação de crise que Portugal está a enfrentar, com consequências negativas para o emprego, para o rendimento dos cidadãos e também para as finanças públicas. Nesse quadro, as Autarquias Locais, nas suas acções para a promoção do desenvolvimento, têm assumido cada vez mais o papel de agentes articuladores e de incentivadores de reformas económicas. Isto exige da Autarquia uma nova forma de agir, tornando fundamental o diálogo com o sector privado, com os trabalhadores e as entidades da sociedade civil.


É necessário dar atenção às características da economia local, dos agentes sociais e do tecido empresarial local. Nesse sentido, a capacidade do município em desenvolver parcerias e oferta de programas municipais que podem ser rentáveis a curto e médio prazos, são determinantes


É, por isso, importante, neste processo, incentivar, promover e compreender os negócios locais para uma maior fluidez do empreendedorismo em Odivelas.


Acredito que o desenvolvimento das actividades das microempresas e das empresas em geral são um aspecto fundamental na promoção do desenvolvimento económico local, pois é por via delas que se gera aumento da receita das famílias, a redução das desigualdades sociais e o aumento do bem-estar, alargando as oportunidades de melhoria de vida na população.


Fábio Alexandre Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter