quinta-feira, 29 de julho de 2010

15ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas de 28 de Julho de 2010


CAC – Vencedor da Taça de Portugal de Goalball

Sob proposta do PS, a Câmara Municipal de Odivelas, deliberou, por unanimidade, saudar o Clube Atlético e Cultural da Pontinha, pela Taça de Portugal na modalidade de Goalball.

O Goalball é uma modalidade praticada por atletas invisuais, cujo objectivo é arremessar uma bola sonora com as mãos para a baliza do adversário.

O Desporto é no tempo presente, e cada vez mais, um importante factor de inclusão e coesão social, em torno, também, dos cidadãos deficientes, reconhecendo nestes as suas capacidades e encorajando-as à plena e efectiva participação na vida activa e em sociedade.


O resultado ora obtido com o título de vencedor da Taça de Portugal a acrescentar ao de Campeão Nacional de Goalball resulta sobretudo do mérito, do esforço e da dedicação de todos os atletas que compõem a equipa, e é sinónimo claro do bom trabalho que a sua equipa técnica e Direcção deste Clube desenvolveram ao longo de toda a época desportiva

O PS está convicto que estas conquistas do CAC irão inspirar outros clubes do Concelho a apostar na criação de “secções” para promoção do «desporto adaptado».



Mais segurança no Rio da Costa

A Presidente da Câmara Municipal informou os Vereadores que a CMO se encontra em contacto estreito com o Presidente do Instituto da Água para a implementação de uma solução, que aumente a segurança na zona do Parque do Rio. É de salientar que esta é, efectivamente, uma competência deste instituto a quem compete, não só aprovar o projecto de intervenção, como efectuar a obra.

Mas porque a segurança das nossas crianças é mais importante do que quem paga a factura, a CMO decidiu ser ela a avançar com a obra, pedindo, posteriormente ressarcimento ao Instituto da Água.

As placas de proibição de banhos e mergulhos serão colocadas até ao final da semana.

É claro que tudo isto são medidas de precaução, que não substituem a responsabilidade individual e parental na prevenção de comportamentos de risco.


Projecto Metro-Bus vai promover mobilidade sustentável no Concelho

O Sistema MetroBus constitui um projecto estruturante para a mobilidade da área metropolitana norte de Lisboa e desempenha uma função de complementaridade ao sistema de transporte público
pesado de elevada capacidade (serviço ferroviário de passageiros e metropolitano), estando particularmente vocacionado para dar respostas às ligações urbanas no meio onde se insere e para a distribuição e ligação da procura aos modos pesados com os quais estabelece interface.

A minuta de protocolo aprovada, vem firmar a intenção dos Municípios de Odivelas e Amadora de desenvolver e concretizar a construção do primeiro troço do Sistema MetroBus, que constituirá numa alternativa de transporte à superfície, de tracção eléctrica a operar num corredor em sítio próprio de acesso reservado.

Esta manifestação de intenções tem como objectivo principal agregar a rede de parceiros em torno deste projecto, com vista a uma possível futura candidatura ao QREN, que beneficia todas as candidaturas que tenham carácter inter-municipal, uma vez que estas denotam um nível superior de orientação estratégica.

As melhorias significativas que temos sentido ao nível dos transportes, com a Rodoviária a expandir-se (12 novas carreiras nos últimos 4 anos e a chegada a 13 de Setembro do transporte aos bairros da Serra da Amoreira) e o compromisso do Governo das novas estações de Odivelas e Ramada, devem ser complementadas com este sistema metro-bus, com vista a uma verdadeira mobilidade sustentável no Concelho.


Alteração ao alvará do Bairro do Casal do Rato resolve problemas aos proprietários

Para além do trabalho, de reconhecido mérito, que a Câmara Municipal tem desenvolvido para a legalização dos Bairros de Génese Ilegal do Concelho, nos últimos 11 anos, muitas têm sido as preocupações com aqueles que já traziam alvará do tempo de Loures, mas que, na maioria das vezes por falta de adequação do alvará à realidade existente, não têm conseguido legalizar as suas construções.

É este o caso do Casal do Rato. Esta alteração visa uma adequação do alvará à efectiva realidade do bairro, com a alteração de números de fogos, índices de construção, áreas de cedência e obras de urbanização.

Foi um processo com elevado grau de complexidade mas que chegou a bom porto, pelo que o PS não pode deixar de saudar a Associação de Proprietários do Casal do Rato, pelo seu dinamismo e persistência, a equipa técnica, a Junta de Freguesia da Pontinha que tem estado sempre presente e vigilante, bem como os técnicos municipais pelo trabalho e dedicação em prol, não só deste, como de todos os Bairros do Concelho.

Odivelas combate o abandono e insucesso escolar

O combate ao abandono e insucesso escolar tem sido uma batalha na qual o Partido Socialista muito se tem empenhado.

Neste âmbito, tanto os Gabinetes de Apoio Psicológico da Pontinha e da Arroja, como o projecto EPIS, têm dado um contributo muito significativo, trabalhando de uma forma abrangente e integrada com a escola, os alunos e as suas famílias.

No caso concreto do EPIS, em 2010 , a taxa de sucesso escolar junto dos 457 alunos acompanhados por risco de abandono, foi, em 2010, de 76%, quando em 2008 se situou nos 58%.

As escolas do Concelho avaliaram globalmente os nossos mediadores com 91%, sendo que, em termos de resultados alcançados, a nota foi de 4,2, numa escala de 0 a 5.

A metodologia implementada, criada por uma equipa de especialistas universitários, a mecânica de proximidade, o modelo de afectividade e a cultura de performance e orientação para os resultados, características inerentes ao EPIS, foram determinantes para os resultados alcançados.

Terminado este ciclo, a CMO entendeu que já é possível levar este projecto “a solo”, com os mediadores que tão bom trabalho têm desenvolvido, de uma forma mais flexível e abrindo abrindo as portas à abrangência de mais graus de ensino.

Este terminar da parceria com a EPIS não significa nenhum esmorecimento nesta batalha contra o abandono e insucesso escolar, significa, tão só, que chegámos, de forma natural, a uma nova etapa e que o trabalho desenvolvido terá continuidade e, até mesmo, aprofundamento.

O Gabinete de Comunicação e Gestão das Redes Sociais da
Comissão Política Concelhia do PS Odivelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter