quinta-feira, 4 de março de 2010

Esta futura oposição…

Há dois dias teve lugar o primeiro frente a frente, de uma nova geração de líderes de oposição, segundo alguns. Quando dizem que o futuro está nesta geração, sinceramente espero que estejam enganados, pois são tão pobres e isso revelou-se nas suas argumentações durante o debate.

Pedro Passos Coelho e Paulo Rangel, dois dos três candidatos que lutam pelo lugar mais ambicioso lá para os lados da Lapa, mostraram que nem alternativa a Sócrates conseguem ser. Foi um debate onde nem a Sra. Jornalista conseguiu acabar de forma natural, tendo os dois candidatos ficado a discutir e a gesticularem já depois do programa ter acabado. Pelos vistos, foi já fora de “antena” que propostas mais ou menos interessantes foram ditas por parte dos candidatos, claro está, citando várias frases de José Sócrates. Mas agora fora de ironias, o debate durou cerca de 55 minutos, onde ouviu-se de tudo um pouco, a degradação do poder executivo, por parte de Rangel, talvez devido ao seu belo discurso no Parlamento Europeu colocando em causa a imagem do País, sobre o caso TVI e a tentativa de controlo da liberdade de expressão por parte do Governo. Para Passos Coelho, o projecto de "ruptura" não terá sucesso junto dos portugueses, pois não se revêem em Paulo Rangel, nem nas suas ideias para o País.

Paulo Rangel invocou os nomes de Sá Carneiro e Cavaco Silva, obreiros de outras rupturas mobilizadoras da sociedade portuguesa e das vitórias no PSD, pensando ele, que os Portugueses o vêem da mesma forma. Engana-se. Passos Coelho, mostrou a sua irritação, dizendo ser militante há cerca de 30 anos, estando inclusive presente no discurso de ascensão de Cavaco Silva à liderança, ao contrário de Rangel que é um novo militante do PSD, querendo lembrar-lhe que já foi do CDS-PP.

Paulo Rangel e Passos Coelho assumiram divergências de estratégia quanto à votação do Orçamento do Estado para 2010, quanto à Lei das Finanças Regionais, quanto ao sistema de educação, entre outros temas.

Rangel reiterou que deixará o seu lugar de eurodeputado caso vença as directas de 26 de Março para a liderança do PSD.

Passo Coelho, utilizando o slogan da campanha do opositor, diz que uma das “rupturas” de Rangel será a falta ao compromisso eleitoral para com o povo português, nas eleições para o Parlamento Europeu.

Ambos os candidatos, além de serem fracos, não trazem nada de novo para o País, enquanto as soluções de Rangel, que são a inexistência de receita e a "ruptura" não se sabe bem com quê, não deixou uma única ideia coerente no seu tempo de antena. Nada de nada. Rangel tentou chegar ao eleitorado do PSD, mostrando ao público que Passos Coelho é uma tentativa falhada de imitação de Sócrates.

Já Passos Coelho tentou falar para o País, dando o sinal que Rangel será a sombra de Ferreira Leite, dando um conjunto de soluções que são a sua visão para o futuro, como defender a redução do investimento público, afectando a procura interna e agravando a crise, e apostar tudo na exportação, esquecendo-se que a crise é global!

Ambos são a receita para o desastre…

Vamos ficar atentos aos próximos debates. Falta ouvir mais um candidato. Aposto que a qualidade não será superior.

Será isto que Portugal merece?! Será que mesmo com todos os esquemas contra Sócrates, ele não será notoriamente melhor que todos juntos, no papel de Primeiro-ministro?!

Certamente não será a solução para Portugal, essa só surgirá quando as intrigas e mentiras ao PM acabarem, só assim Portugal Avança!

Fábio Alexandre Lourenço

1 comentário:

  1. Concordo, foi de baixo nivel o que fizeram com a jornalista, talvez os candidatos a lideres do PSD, aprendam um pouco mais com o Eng. Socrates nas suas entrevistas, coitados, bem podem sonhar.

    Para comprovar a mediocridade do futuro do PSD, fica o video para poderem ver o quanto vazio foi o debate.. realmente o PS poderá novamente sonhar com a maioria absoluta, por este andar até o Bloco os passa a frente.

    http://aeiou.expresso.pt/rangel-e-passos-coelho-assumem-divergencias-de-estrategia=f568603

    ResponderEliminar

 
Site Meter