segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Prometemos, cumprimos! - Odivelas baixa taxa de IMI


Realizou-se no dia 28 de Outubro, reunião da Câmara Municipal de Odivelas, que decidiu a fixação da taxa de IMI dos prédios urbanos avaliados ao abrigo do CIMI em 0,375, mantendo em 0,675 a taxa para os prédios urbanos não avaliados.

Apenas 10 dias após a instalação dos órgãos municipais, já estamos a cumprir o nosso compromisso eleitoral!

Numa altura em que as dificuldades das famílias se agravam, a Câmara Municipal de Odivelas, liderada pelo Partido Socialista, aprova, assim, uma medida de elevada consciência social, apesar dos significativos impactos financeiros da mesma na redução da receita municipal.

A redução de 0,40% para 0,375%, considerando um valor patrimonial médio de 64.516,17€, corresponde a uma diminuição de 6,6%, sobre o valor do IMI a pagar. Estes valores colocam Odivelas como um dos municípios da AML com taxas mais reduzidas e bem distantes dos valores máximos (0,8 e os 0,5) praticados noutros municípios.

Odivelas tem vindo a fazer um caminho sólido de consolidação financeira e redução de dívida, ao mesmo tempo que continua a fazer investimento, em especial na área social, educativa e 3ª idade e, mesmo assim, tem encontrado margem para descer progressivamente os impostos municipais e assegurar condições mais favoráveis para o pagamento de taxas.

Este caminho de desenvolvimento tem vindo a ser feito de forma determinada, apesar dos cortes sistemáticos do Governo e do ataque, sem precedentes, desta maioria PSD/CDS à autonomia e capacidade financeira do poder local, limitando, desta forma, a capacidade de atuação das autarquias, quando os cidadãos mais delas precisam e mais a elas recorrem.

Em Odivelas temos sido capazes de emagrecer para dentro para investir para fora, reforçámos o apoio social às famílias, baixámos a carga fiscal e reduzimos a dívida em mais de 40% nos últimos 2 mandatos, demonstrando, assim, de forma inequívoca, que há outra via, que há outro caminho, que a austeridade não é um fim em si própria, que os cortes cegos e a insensibilidade social são uma opção consciente e não uma inevitabilidade.



A Comissão Política Concelhia de Odivelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter