segunda-feira, 27 de agosto de 2012

16ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas - 22.08.2012

- I

Verão em Obra – Dinâmica e Empreendedorismo sempre presentes em Odivelas

Ao contrário deste (des)governo com a sua total ausência de medidas empreendedoras e revitalizadoras, e apesar de todos os constrangimentos económicos sentidos pela larga maioria das Autarquias, fruto, uma vez mais, das erróneas opções da Administração Central, com a sua redução drástica nas transferências de verbas essenciais para o bom funcionamento das instituições públicas locais, retirando-lhes a capacidade de prosseguir com as suas estratégias de investimento que garantem a verdadeira política de proximidade, a Câmara Municipal e o seu Executivo liderado pelo Partido Socialista entendeu que o tempo é de investir… principalmente nas pessoas! Porque entendemos que o tempo não é de inércia, de mais austeridade e recessão, decidimos apostar no progresso, na qualidade de vida e bem-estar da nossa população, e na dinamização de medidas impulsionadoras da nossa economia e que revitalizem a autoestima de todos os agentes económicos e dos nossos cidadãos em particular.
E a melhor resposta e exemplo que podemos dar perante o atual contexto em que vivemos é: TRABALHO!

Mesmo com parcos recursos mas com uma gestão financeira de rigor, produzimos uma boa margem para a realização de uma série de intervenções no plano educativo, social e desportivo. E com a realização da iniciativa “Verão em Obra”, um conjunto de visitas a 12 obras em curso no Concelho, demonstramos o quão importante se revela o trabalho de proximidade do Poder Local.
Estas intervenções, no seu total, representam um investimento superior a 8 milhões de euros neste Município o que é um sinal inequívoco de que não nos resignamos mesmo em tempo de recessão e de férias, demonstrando no terreno e para usufruto da população, que todos os dias são dias para construir um Concelho melhor.
São disso exemplo as obras do Polo Cívico e Comunitário do Vale do Forno, que estarão concluídas no final do ano, e cujo investimento ronda os 765 mil euros. Um espaço onde funcionará um Jardim de Infância com 3 salas de atividades para crianças, adultos e deficientes motores, além de uma sala polivalente/refeitório, gabinete de primeiros-socorros, sala de leitura, sala de atividades/auditório, sala de formação de computadores, balneários comunitários, centro de estética e cafetaria, entre outros espaços. De salientar que a conclusão deste Pólo Cívico originará a criação de uma fatia importante de postos de trabalho.

Refira-se também o surgimento do Complexo Lúdico-Desportivo do Bairro de Santa Maria, cuja empreitada está orçada em cerca de 480 mil euros e cuja restruturação permitirá, já a partir do início do próximo ano, realizar inúmeras atividades desportivas no novo piso em relva sintética, alicerçado pelo edifício construído de raiz com balneários equipados com as necessárias infraestruturas para jogadores e árbitros.
Na vertente educativa, importa realçar a criação do Complexo Escolar João de Deus, onde o investimento global ronda os €3.600.000 (três milhões e seiscentos mil euros) e possuirá como valências Creche, Pré-Escolar e 1.º Ciclo com capacidade total prevista de 430 crianças, além ainda das obras que decorrem nas Escolas EB1/JI Melo Falcão e EB1 António Maria Bravo que têm um custo aproximado dos 63 mil euros e 52 mil euros, respetivamente, e contemplam a beneficiação das estruturas escolares, tanto no exterior como no interior, preparando adequadamente estes estabelecimentos de ensino para o regresso às aulas que se realizará em breve.

Salienta-se também que a iniciativa “Verão em Obra” se propõe a visitar 2 importantes equipamentos de saúde que em breve serão uma realidade, a USF da Póvoa de Santo Adrião e a USF da Ramada. Num concelho que há muito reclama legitimamente por melhores condições nesta área para os seus munícipes, é com natural ansiedade que vemos crescer de forma progressiva este projeto onde, apesar das verbas cedidas pelo Estado, esta Autarquia ainda terá de desembolsar muito próximo dos 5 milhões de euros para conseguir concretizar este grande objetivo.

Além destas obras emblemáticas, destacam-se também as seguintes intervenções:
- Piscinas de Odivelas
- Jardim do Castelinho, Odivelas
- Instalação para pessoal operário da Junta de Freguesia de Odivelas
- Estacionamento junto ao Cemitério da Póvoa de Santo Adrião
- Instalações do CAC – Encosta da Luz
Estamos num momento decisivo para a condução do país para a estabilidade a todos os níveis. Não podemos ficar reféns de políticas radicais e sem rumo. O Partido Socialista em Odivelas entendeu que é tempo de agir e reagir e já demos um primeiro passo para a mudança, para um futuro mais promissor! Mas afinal do que é que os outros estão à espera?


-II
Continuamos a apostar forte na legalização das AUGI’s!

Mais um Projeto de Loteamento aprovado em sede de Reunião de Câmara! Muito nos congratulamos por mais este importante passo rumo à Reconversão Urbanística do Bairro dos Pedrógãos e para garantirmos a requalificação de mais uma zona habitacional de génese ilegal, no Concelho e, neste caso em concreto, na freguesia de Caneças.

Enaltecemos o facto deste ponto da Reunião de Câmara ter sido aprovado pela unanimidade dos presentes, demonstrativo da enorme relevância para todas as forças políticas das medidas que visem o total ordenamento e sustentabilidade do nosso território. Infelizmente, não podemos saber qual seria o sentido de voto do Sr. Vereador Paulo Aido que, uma vez mais e à semelhança de praticamente todas as outras reuniões, entendeu abandonar a sala antes do término da discussão de todos os pontos da ordem de trabalhos, não contribuindo ativamente na deliberação de assuntos preponderantes para o desenvolvimento do nosso Concelho.

De salientar também que esta foi mais uma reunião em que não podemos contar com a presença do Sr. Vereador Hernâni Carvalho, uma ausência cada vez mais notada e que fundamenta a ideia de que a sua tão apregoada preocupação em defender os interesses do nosso Concelho e seus habitantes, é clara e manifestamente muito pouco credível. A aposta contínua em manobras ardilosas e num discurso corrosivo, inflamado e agressivo, estilo particularmente característico deste eleito, revela o desespero desta oposição pseudoindependente, onde o principal objetivo é destabilizar a gestão deste Município, criticando ferozmente o que é feito, sem nunca debater ideias e apresentar alternativas, numa clara demonstração de enorme deficit democrático, procurando sobretudo desviar a atenção da população da real e efetiva política de proximidade que é praticada com manifesto sentido de responsabilidade e rigor por parte do Executivo Municipal liderado pelo Partido Socialista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter