"A Liberdade e a igualdade são os pilares e os valores centrais de qualquer visão progressista do mundo. Na alquimia destes valores se travaram e travam os grandes combates ideológicos.
O nosso município precisa de todos, não uns contra os outros, mas uns com os outros, para que seja possível encontrar todas as sinergias necessárias ao desenvolvimento deste concelho.
Que este aniversário reforce em todos nós a responsabilidade social, individual e colectiva, e que isso signifique um compromisso com a melhoria da vida das pessoas, num combate diário contra a pobreza, que não pode ser uma inevitabilidade. Não nos podemos conformar, nem podemos deixar acontecer o que nos diz o verso pungente de Miguel Barbosa:
"O nosso céu
era de restos de sucata
e minha mãe quando rezava
só podia pedir
só podia pedir
pedidos de lata"
Não queremos pois um céu de pedaços de lata, desejamos um céu bordado com as linhas da esperança, um céu de desenhos feitos do pó de estrelas e tecido com a magia do sonho colectivo, porque tal como diz Sebastião da Gama ”pelo sonho é que vamos”.
Em Odivelas perseguimos esse sonho, essa inspiração numa vontade inabalável de concretizar a utopia, materializando-a em acção diária, num entrega total e abnegada nessa missão de serviço público de que o poder local democrático se encontra investido todos os dias, a todas as horas, em todos os minutos, porque o tempo não pára nunca e não espera por nós!
Continuemos então nessa viagem colectiva, onde todos estão convocados!
Feliz Aniversário!
Viva o Concelho de Odivelas!
Viva o Poder local… sempre!"
Viva o Concelho de Odivelas!
Viva o Poder local… sempre!"
Susana Amador - Excerto do discurso proferido na Sessão Solene comemorativa do 12º Aniversário do Município de Odivelas
Leia toda a intervenção em
Sem comentários:
Enviar um comentário