domingo, 26 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal - Susana Amador



Todos os dias as notícias da crise chegam até nós a um ritmo alucinante. Abrem noticiários, enchem páginas de jornais, preenchem as redes sociais e a blogosfera.
Hoje ninguém ignora que este Mundo, globalizado, vive um momento económico e financeiro de grande complexidade.
O Município de Odivelas não está imune, também atravessa dificuldades. Mas estas não nos atemorizam nem nos diminuem. Limitam-nos, é um facto; mas dão-nos um dever acrescido de nos empenharmos ainda mais, de modo a ultrapassarmos quanto antes este período difícil.

Acabámos de aprovar o Orçamento Municipal de 2011 que é, antes de mais, um orçamento de grande rigor. Rigor na despesa, com um grande esforço de contenção interna e rigor no investimento.

Este rigor, que referi, permite-nos concentrar energias naqueles que são os objectivos fundamentais da estratégia Municipal – desenvolvimento económico e coesão social.

Em primeiro lugar, continuaremos a apostar na modernização administrativa, como factor fundamental de desenvolvimento, colocando-a ao serviço do município e dos cidadãos. Nos últimos 2 anos, tem sido grande o incremento e aperfeiçoamento dos pilares que são os pontos-chave de desenvolvimento na área da Modernização Tecnológica: Tecnologias de Informação; Sistemas de Informação; e Aplicações Informáticas.

Implementámos a aplicação de novas ferramentas informáticas que permitem a desmaterialização de documentos internos, utilizando a via electrónica; o contacto com os cidadãos por SMS; ou a desmaterialização das Reuniões Camarárias, através do Projecto Executivo Digital, referenciado com destaque no Portal i-Gov, como medida excelente de Modernização e ambientalmente sustentável.

O “Urbanismo Digital”, com a implementação de um Link para o Urbanismo, é um novo projecto com conclusão prevista para Abril de 2011 que, além de desmaterializar a globalidade do processo, permite atingir novas formas de comunicação com os requerentes, por exemplo, através do Cartão de Cidadão, e avaliar “on-line” o “Estado do Processo”.

Outros projectos estão a ser desenvolvidos em áreas como a Educação, com o desenvolvimento de Sistemas de Informação, tendentes à criação de um Portal que permita a ligação entre este Departamento e as Escolas e Agrupamentos Escolares, no sentido de sistematizar toda a informação; a Informação Geográfica, melhorando a capacidade de resposta às necessidades dos munícipes; ou a consecução de melhorias no Balcão da CMO, na Loja do Cidadão.

A Loja do Cidadão Odivelas, que já ultrapassou os 2 Milhões de Atendimentos, para além de facilitar a vida aos cidadãos, esta Loja de 2ª Geração, tem a particularidade de promover o Empreendedorismo e desenvolvimento local, com espaços de atendimento únicos, à semelhança do Espaço Empresa, onde, em meia hora, pode ser criada uma Empresa, em parceria com o IRN, bem como a proximidade de outros serviços públicos, como o da Segurança Social.

No Espaço Empresa são efectuados os atendimentos presenciais, no âmbito de algumas das competências atribuídas ao SNO/UNIVA (Sector de Novas Oportunidades/Unidade de Inserção na Vida Activa) e ao SADE (Sector de Apoio ao Desenvolvimento Económico). A sua intervenção junto da população desempregada, bem como dos que procuram o 1.º emprego, resulta do encontro entre a oferta (pedidos das entidades empregadoras) e a procura, através dos pedidos de colocação das pessoas inscritas. O resultado obtido, pelo encontro entre as duas necessidades, dá origem a processos de transição para a vida activa.

O atendimento ao empresário tem sido um êxito, com mais de 900 atendimentos, relacionados com assuntos diversos, sejam sobre apoios existentes para financiamento, apoios para desempregados, informações acerca de espaços para implantação de empresas, ou zonas industriais.

No âmbito do Programa de Estimulo à Oferta de Emprego, entre 2006 e 2009, foram realizados investimentos correspondentes a 111 Projectos, que criaram 210 postos de trabalho, num volume de investimento superior a 3 milhões de euros.

E no presente ano contamos já com 36 Dossiers de Candidaturas, com Projectos de Investimentos / Estudo de viabilidade económica e financeira, que correspondem a 56 postos de trabalho e a um investimento de cerca de 800 mil euros.
Em 2011 este esforço continuará, com a aposta nos programas de apoio ao comércio e ao desenvolvimento empresarial.

Odivelas coloca-se, também, na linha da frente para encarar com confiança o futuro e lutar pela coesão social e a igualdade de oportunidades.

Estamos a fazê-lo na Educação e na criação de novos equipamentos, ao nível de novos Jardins-de-Infância e de novas escolas, e na beneficiação dos equipamentos existentes, investindo no nosso bem mais precioso: as crianças e os jovens.

Estamos a fazê-lo com políticas sociais activas na habitação, no apoio à 3ª idade e às pessoas com deficiência, e apoiando as instituições que com zelo trabalham para que a essas pessoas não falte dedicação e amparo.

Estamos a fazê-lo apoiando as PME, e promovendo visitas às empresas de todos os sectores de actividade.

Estamos fazê-lo afirmando a nossa multiculturalidade, a lusofonia e a nossa língua, e promovendo o nosso património histórico e cultural.

Estamos a fazê-lo com a aposta no planeamento estratégico, na reabilitação urbana e na promoção de um espaço público de qualidade, com a aprovação do novo PDM em 2011, a regeneração da Vertente Sul ou a recuperação do Centro histórico de Odivelas.

Se este é sempre tempo de união e solidariedade, neste Natal esse espírito está ainda mais presente. As acções solidárias que decorreram neste Concelho, de que destaco a do último fim de semana (RODAR), revelam que temos uma sociedade civil atenta e criativa, e que nesta urbanização este espírito está presente e é contagiante.

Sempre tenho dito que Odivelas precisa de todos, não uns contra os outros, mas uns com os outros, para que seja possível encontrar todas as sinergias necessárias ao desenvolvimento deste concelho.

Lembro as palavras sábias de Agostinho da Silva: “a mania da política hoje é ser da oposição. Para mim a verdadeira política não é essa, a verdadeira política é a da composição”. Com efeito, temos que fazer da política aquilo que é a sua essência: a viva possibilidade de um eterno recomeço.

Que este Natal reforce em todos nós a responsabilidade social, individual e colectiva, e que isso signifique um compromisso com a melhoria da vida das pessoas, num combate diário contra a pobreza, que não pode ser uma inevitabilidade.

Em Odivelas perseguimos esse sonho colectivo, essa inspiração numa vontade inabalável de concretizar a utopia, materializando-a em acção diária, numa entrega total e abnegada nessa missão de serviço público de que o poder local democrático se encontra investido todos os dias, a todas as horas, em todos os minutos, porque o tempo não pára nunca e não espera por nós!

Continuemos então nessa viagem colectiva, onde todos estão convocados!

Um doce Natal para si e para os seus, desejando que 2011 reforce a nossa coesão e união, porque juntos somos mais!


Susana Amador
Presidente da Câmara Municipal de Odivelas

artigo publicado em http://www.colinasonline.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter