Foi inaugurado no dia 4 de Setembro, o novo complexo do Centro Comunitário e Paroquial de Famões, uma obra no valor de €1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil euros) dos quais a autarquia comparticipou uma verba de €150.000,00 (cento e cinquenta mil euros) e fez a cedência de terrenos para a sua construção.
Esta cerimónia contou com as presenças do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, do Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, e da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador.
Perante cerca de quinhentos convidados, a Presidente da Câmara Municipal, reforçou a intervenção do Padre Aníbal Pinto, manifestando a sua satisfação por mais este equipamento social no concelho, um concelho que apresenta actualmente um crescimento nas faixas etárias dos 0 aos 14 anos e um crescimento de cerca de 72% da população acima dos 65 anos de idade, significando uma grande pressão quer em termos de equipamento de apoio à infância e escolas, quer em termos de apoio à população sénior.
Felicitando o Cardeal-Patriarca pela sua vinda ao concelho e pela sua homilia, e o Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Susana Amador reforçou a importância de todos os agentes sociais, realçando o trabalho municipal que tem vindo a ser feito nos domínios da Educação e da Acção Social. São exemplos a oferta gratuita de 17 mil manuais escolares e fichas de actividades, aos cerca de seis mil e 500 alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública, o prolongamento dos horários para o pré-escolar, o assegurar de três refeições diárias a todos os alunos das EB1/JI da rede pública, e os projectos de apoio à 3.ª Idade em curso. "Em Odivelas, mesmo no actual contexto de crise, as nossas crianças e os nossos idosos jamais serão esquecidos e são prioridade", disse.
Depois de inaugurados os novos espaços: Casas da Granja da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) e este Centro Comunitário e Paroquial de Famões, o concelho verá ainda alargada a sua rede de equipamentos sociais com o Complexo de Santa Teresinha (Centro Comunitário e Paroquial da Ramada), o futuro equipamento “O Telhadinho” da CEDEMA - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais, no âmbito do Programa PARES, e novas valências para a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Santo Adrião.
Sem comentários:
Enviar um comentário